Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Dia 27 de novembro dia do Técnico de Segurança do Trabalho!


O técnico de segurança do trabalho é um profissional de nível médio, sendo habilitado a identificar e avaliar as condições ambientais de trabalho na empresa, analisar procedimentos de rotina, fluxos e riscos de operação, máquinas e equipamentos, elaborar planos, estudos estatísticos de acidentes e doenças ocupacionais, fazer cumprir as normas e regulamentos, desenvolver programas prevencionistas, campanhas, cursos, treinamentos, assessorar a CIPA e coordenar todas as atividades ligadas à segurança do trabalho na empresa.

Parabéns à todos os técnicos de segurança pelo seu dia!!!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Sinalização de equipamentos de combate a incêndio

A sinalização de equipamentos de combate a incêndio deve estar a uma altura mínima de 1,80 m, medida do piso acabado à base da sinalização e imediatamente acima do equipamento sinalizado e:
  1. quando houver na área de risco, obstáculos que dificultem ou impeça a visualização direta da sinalização básica no plano vertical, a mesma sinalização deve ser repetida a uma altura suficiente para a visualização;
  2. quando o equipamento se encontrar instalado em uma das faces de um pilar, todas as faces visíveis do pilar devem ser sinalizadas;
  3. quando existirem situações onde a visualização da sinalização nâo seja possível apenas com a instalação da placa acima do equipamento, deve se adotar: o posicionamento para placa adicional em dupla face perpendicular à superfície da placa instalada na parede ou pilar; a instalação de placa angular, afixada na parede ou pilar, acima do equipamento.

Características das Placas de Sinalização

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sinalização de orientação e salvamento

A sinalização de emergência apropriada deve assinalar todas as mudanças de direção ou sentido, saídas, escadas etc., e deve ser instalada segundo sua função:
  1. a sinalização de portas de saída de emergência deve ser localizada imediatamente acima das portas, no máximo a 0,10 m da verga; ou na impossibilidade desta, diretamente na folha da porta, centralizada a uma altura de 1,80 m, medida do piso acabado à base da sinalização;
  2. a sinalização de orientação das rotas de saída deve ser localizada de modo que a distância de percurso de qualquer ponto da rota de saída até a sinalização seja de no máximo 7,5 m. Adicionalmente, esta sinalização também deve ser instalada de forma que no sentido de saída de qualquer ponto seja possível visualizar o ponto seguinte, distanciados entre si em no máximo 15,0 m. A sinalização deve ser instalada de modo que a sua base esteja no mínimo a 1,80 m do piso acabado;
  3. a sinalização de identificação dos pavimentos no interior da caixa de escada de emergência deve estar a uma altura de 1,80 m, medida do piso acabado à base da sinalização, instalada junto à parede, sobre o patamar de acesso de cada pavimento;
  4. se existirem rotas de saída específicas para uso de deficientes físicos, estas devem ser sinalizadas para tal uso.

SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA FOTOLUMINESCENTE

SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA FOTOLUMINESCENTE

A sinalização de segurança contra incêndio e pânico tem como objetivo reduzir o risco de ocorrência de incêndio, alertando para os riscos existentes, e garantir que sejam adotadas ações adequadas à situação de risco, que orientem as ações de combate e facilitem a localização dos equipamentos e das rotas de saída para abandono seguro da edificação em caso de incêndio, fazendo uso de símbolos, mensagens e cores. O elemento de sinalização e suas partes devem atender aos requisitos de desempenho estabelecidos, para que seja garantida sua legibilidade e integridade, quando dimensionado e instalado em conformidade com as ABNT NBR 13434-1, ABNT NBR 13434-2 e ABNT NBR 13434-3.
Os diversos tipos de sinalização de segurança contra incêndio e pânico devem ser implantados em função de características específicas de uso e dos riscos, bem como em função de necessidades básicas para a garantia da segurança contra incêndio na edificação.
A princípio, a sinalização básica deve estar presente em qualquer tipo de edificação onde são exigidas, por norma ou regulamentação, saídas de emergência de uso coletivo e instalação de equipamentos e sistemas de proteção contra incêndio.
A sinalização de segurança contra incêndio e pânico é classificada em sinalização básica e complementar.
junto mínimo de sinalização que uma edificação deve apresentar, constituído por quatro categorias, de acordo a sua função: proibição, alerta, orientação e salvamento e equipamentos.